Varizes – tratamentos personalizados de última geração – Dr. Diogo Silveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Varizes - tratamentos personalizados de última geração - Dr. Diogo Silveira

As varizes dos membros inferiores correspondem a veias dilatadas e tortuosas que, para além de serem inestéticas, frequentemente originam sintomas de desconforto, dor ou edema. Quando não tratadas podem evoluir num curso de anos para formas mais graves com alterações da pele, inflamação, pigmentação ou úlceras. Devido à acumulação de sangue dentro da veia, que não é drenado eficazmente, podem surgir de forma inesperada coágulos no seu interior (tromboflebite).

 

Esta é uma patologia muito frequente na nossa população que afeta não só mulheres, mas também homens, pessoas que passam muito tempo em pé, sentadas ou que têm uma vida sedentária. A história familiar é um fator de risco acrescido. Normalmente, há agravamento no verão devido ao calor. Nos homens é comum haverem veias salientes de grande volume, enquanto que nas mulheres a doença venosa mais frequentemente se apresenta sob a forma de telangiectasias e veias reticulares (“derrames”) pelas diferenças constitucionais e hormonais.

 

7 em cada 10 mulheres com mais de 30 anos sofre de diferentes problemas de circulação venosa e maioria não está adequadamente controlada.

 

O tratamento eficaz passa por um correto diagnóstico, realizado com eco-Doppler (ecografia), que não é invasivo e que idealmente deverá ser feito por um Cirurgião Vascular. Frequentemente as varizes de maior volume são causadas por uma dilatação e insuficiência das veias safenas, que não é visivel aos nossos olhos. Para além de conseguir quantificar essa insuficiência, o eco-Doppler permite a avaliação de outras características que são determinantes para a escolha do método de tratamento mais adequado para cada pessoa. Com as tecnologias atuais, pode ser feito com recurso a técnicas minimamente invasivas, como a radiofrequência, o laser, a embolização, para além da cirurgia convencional. É com esta abordagem personalizada e seguimento regular que se consegue evitar a sua recorrência.

 

A maioria das varizes de pequena dimensão, varizes recorrentes, assim como as reticulo-telangiectasicas não requerem, no entanto, tratamentos cirúrgicos e podem ser tratadas em consultório de forma confortável, simples e segura, sem interrupção das atividades quotidianas, com escleroterapia (simples ou eco-guiada) e laser transcutâneo. A utilização de técnicas em combinação adaptada a cada paciente é particularmente eficaz, permitindo a obtenção de resultados mais satisfatórios em cada sessão e mais duradouros.

 

A prevenção, adoção de um estilo de vida saudável, a pratica de exercício físico, o uso de meias elásticas e medicação, quando indicados, são, também, pilares no controlo dos sintomas e evolução desta patologia. Os tratamentos regulares, em conjugação com as medidas de prevenção, têm como objetivo final a obtenção de uma boa saúde vascular e consequente bem-estar.

Marcação Online

Edit Template
Exion já chegou ao Porto

A EXION já chegou ao Porto

A EXION já chegou ao Porto. A EXION já chegou ao Porto. Uma tecnologia avançada de tratamentos não invasivos de flacidez e gordura localizada, através

Formação com o Ultraformer III

https://youtu.be/INLe96xPA80 O corpo clínico da TERZI Clinics teve a oportunidade de fazer a atualização de protocolos do nosso “mais que tudo” Ultraformer III.   Trata-se